segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

ELETROSCÓPIO DE FOLHAS - Introdução

INTRODUÇÃO 

A indução eletrostática é o processo de carregar eletricamente um objeto colocando-o no campo elétrico de outro objeto carregado, às vezes também é chamada de indução elétrica.Como por exemplo quando esfregamos uma bexiga ou uma régua no cabelo, carregando aquele objeto, já que o corpo humano é um condutor de eletricidade.

O processo de indução eletrostática ocorre quando um corpo eletrizado redistribui cargas de um condutor neutro. O corpo eletrizado, o indutor, é colocado próximo ao corpo neutro, o induzido, e isso permite que as cargas do indutor atraiam ou repelem as cargas negativas do corpo neutro, devido a Lei de Atração e Repulsão entre as cargas elétricas. A distribuição de cargas no corpo induzido mantêm-se apenas na presença do corpo indutor. Para eletrizar o induzido deve-se colocá-lo em contato com outro corpo neutro e de dimensões maiores, antes de afastá-lo do indutor.



Figura: Por indução eletrostática as folhas do eletroscópio sofrem repulsão ao se aproximar um objeto eletrizado.

Indução Eletrostática: é o processo de carregar eletricamente um objeto colocando-o no campo elétrico de outro objeto carregado.


Eletrização por indução: Na eletrização por atrito e por contato, há obrigatoriamente a necessidade do contato físico entre os corpos. Na eletrização por indução isso já não é necessário e é por isso que esse processo recebe esse nome.

Quando dois corpos, A e B, sendo A positivamente eletrizado e B um corpo eletricamente neutro, são colocados próximos um do outro sem haver contato. As cargas positivas de A atraem as cargas negativas de B. Se aterrarmos o corpo B, as cargas elétricas negativas da terra vão se deslocar para o corpo B. Retirando o condutor que aterra o corpo B só depois afastar o corpo A. Temos então que o corpo B fica negativamente eletrizado. Este processo é chamado de eletrização por indução.










Nenhum comentário:

Postar um comentário