quinta-feira, 25 de abril de 2013

A história do Avião de Papel ...

AVIÃO DE PAPEL

O que é:
avião de papel é um brinquedo feito, em geral, de uma única folha de papel, normalmente sem cortes e sem o uso de colas ou adesivos, utilizando-se apenas a técnica de dobraduras. Por isso, a prática de construção de aviões de papel é muitas vezes referida como origami.

Sua Origem:
A origem dos aviões de papel é normalmente atribuída à China 

Antiga, embora haja evidência de que foi concomitantemente aperfeiçoado e desenvolvido no Japão onde é conhecido como 紙飛行機 (kami hikōki; kami=papel, hikōki=avião)


A história:

O Avião de papel foi inventado em 1865 por um engenheiro romeno naturalizado inglês chamado Aero Smith (essa é a real inspiração para o nome da bandaAerosmith). Seu conceito aerodinâmico foi inspirado no vôo majestoso das aves de rapina - águia, falcão, passaralho e afins - e foi tão engenhosamente concebido pela mente brilhante do engenheiro Aero Smith que, mesmo depois de 1 século e meio não sofreu quase nenhuma alteração em seu ''layout'' básico.

O jovem Aero Smith (ele escolheu esse sobrenome ao mudar-se para a Inglaterra por achar que ninguém conseguiria pronunciar seu sobrenome romeno) era um brilhante estudante da universidade de Liverpool, que sonhava em fazer história com alguma invenção que ainda não houvesse sido patenteada por seus colegas mais brilhantes e/ou com mais senso de oportunidade.




Sua obstinação por inventar algo o fez criar uma série de engenhos curiosos, como o aquecedor de assento de privada a vapor, o desentortador de banana, a máquina de engarrafar fumaça e a bomba pneumática para encher pneus de trem. Nenhum desses inventos foi reconhecido ou valorizado na época e, até agora, ninguém valoriza essas contribuições de tão grande valor tecnológico e cultural.
Percebendo que não iria longe com ideias tão simplistas, Aero resolveu que era hora de revolucionar geral e começou a trabalhar no que seria o maior marco tecnológico desde a invenção do atiçador de lareira: o avião de papel.

Baseando-se em observações científicas feitas na natureza, vendo como as aves voavam e como os tijolos não voavam, Aero Smith projetou seu invento, num processo árduo que lhe rendeu duas semanas sem dormir debruçado sobre uma escrivaninha comida por cupins e um maço de folhas A4. Ao fim de tão extenuante tarefa, no dia1° de abril de 1865 os estudantes e professores da universidade de Liverpool puderam testemunhar, estupefatos, o vôo majestoso do primeiro avião de papel da história da humanidade, lançado pelo próprio Aero da janela de seu dormitório no campus.

Desde então, o mundo mudou dramaticamente em função da invenção desta maravilha. Os meios de transporte, antes restritos apenas à terra e ao mar, continuaram restritos à terra e ao mar (os balões já existiam, mas só doidos varridos se atreviam a voar naquelas verdadeiras bombas suicidas voadoras). O que realmente mudou a curto prazo foi o fim do tédio e o fim do desperdício de papel. Muitos lembram do nome Aero Smith como sendo o luminar do desenvolvimento sustentável, por ter dado o primeiro passo rumo à reciclagem de papel, ainda que de um modo acanhado, visto que de início sua invenção não foi bem aceita dada sua complexidade e custos envolvendo sua produção.

Recordes:

Joe Ayoob, 27 anos, que bateu o registro do livro Guinness dos recordes com um voo de um avião de papel por quase 70 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário